Alessandra Trota, Designer de Interiores

MOSTRA ARTEFACTO 2011

Inaugurada no dia 07 de abril, a nova edição da mostra Artefacto Beach&Country traz 32 ambientes exclusivos assinados por 44 arquitetos e decoradores cariocas. Confira abaixo algumas das idéias mais criativas selecionadas pela jornalista Araci Queiroz. Para conhecer todos os detalhes dos ambientes, visite a exposição no CasaShopping, com entrada franca.


1. Canto de leitura, por Leila Dionízios: painel de madeira reaproveitada abriga um jardim vertical de bromélias desenvolvido por Carmen Mouro. Poltrona Basile de couro natural.
2. Café, por Mário Brasil: destaque para as vassouras de jardim antigas. Mesa de jantar, com coluna Chade e tampo Cristal White. Bancos Serengeti.
3. Camarim, por Miriane Flores: a arquiteta criou um sofá original unindo a cabeceira da cama Beatrice ao banco Bouvrie, ambos estofados com seda prateada.
4. Living com sala de jantar, por Paola Ribeiro: estampa patchwork no tapete de sisal. Mesa de jantar Rochelle e cadeiras Dili.
5. Área externa, por Claudio Pedalino e Suzi Barreto do escritório Landscape: luminária e fonte de cerâmica desenhadas pelos arquitetos. Mesa de jantar Nacala e Cadeira Ovidah Outdoor.
6. Biblioteca, por Angela Barquete e Cristiane Dornelles: delicadeza na parede, coberta por origamis da artista Sandra Gulino. Poltrona e pufe Hatria em linho natural. Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio
7. Loft, por Duda Porto: sobre o balcão do bar, fotos de Almir Reis e Alexandre Hipólito que valorizam os encantos do Rio. Sofá Quatro e mesa centro Pandia. Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio
8. Home Theater, por Paula Neder e Alexandre Monteiro: aplicados na parede, os azulejos do coletivo MUDA ganharam status de obra de arte. Chaise longue Nouvel. Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

LIVRO: A FORÇA DOS MODELOS MENTAIS




Transforme o Negócio da sua Vida e a Vida do seu Negócio




SOBRE O LIVRO:


Um livro que ajuda a entender o mundo, de forma que o leitor possa tomar decisões que respondam à realidade e não a um modelo obsoleto de realidade. Os autores mostram como os modelos mentais se colocam entre as pessoas e a vida real, distorcendo as percepções e criando limites e oportunidades.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PATCHWORK

Que a moda é reutilizar, todo mundo já sabe! Mas como dar requinte à essa nova tendência? Como transformar móveis antigos em charmosas peças? É aí que entra uma nova técnica mega utilizada atualmente: o Patchwork!



Patchwork nada mais é que a união de variados tecidos, de preferência com diferentes estampas e texturas. Essa emenda de retalhos pode dar origem a cobertores, almofadas, tapetes e inúmeros outros artigos de decoração.
Feira de Milão 2011 mostrou através de algumas peças que a tendência só tende a crescer! O uso das cores e o aspecto despojado atrai a atenção de diversas pessoas para a nova técnica!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ESPECIAL MILÃO 2011

A FUTURA DESIGNER DE INTERIORES ALESSANDRA MOREIRA, ELEGE O MELHOR DA FEIRA DE MILÃO



Em sua 33ª edição, a mostra se espalhou por mais de 150 mil m² e deu espaço a quase 1.500 expositores.

A Maior feira de decoração, design e produtos do mundo, a Feira Internacional de Milão completa esse ano 50 anos de muito sucesso! O evento compreende oSalão Internacional do Móvel, o Euroluce (Iluminação), o Salão do Complemento e Decoração, o Ufficio (Escritórios), o Salão Satélite(Exposição de Jovens Designers), Eventos Fuori Saloni (Diversos lançamentos em toda cidade), Brera, Zona Tortona e Zona Lambrate (Exposições de diversos estilos espalhadas por uma grande área nas ruas de Milão).
Mas se você, assim como eu, não pôde ir à Milão por falta de oportunidade $$ não se preocupe, ficará por dentro de tudo aqui no blog! Com os melhores lançamentos da Feira, espero que gostem.


Feira Internacional de Milão (12)Feira Internacional de Milão (14)Feira Internacional de Milão (22)Feira Internacional de Milão (26)Feira Internacional de Milão (29)Feira Internacional de Milão (31)
Feira Internacional de Milão (34)Feira Internacional de Milão (37)Feira Internacional de Milão (36)
Feira Internacional de Milão (44)Feira Internacional de Milão (45)Feira Internacional de Milão (52)
Feira Internacional de Milão (63)Feira Internacional de Milão (67)Feira Internacional de Milão (68)
Feira Internacional de Milão (72)Feira Internacional de Milão (76)Feira Internacional de Milão (82)
Feira Internacional de Milão (84)Feira Internacional de Milão (87)Feira Internacional de Milão (89)
Feira Internacional de Milão (99)Feira Internacional de Milão (100)Feira Internacional de Milão (107)
Feira Internacional de Milão (113)Feira Internacional de Milão (127)Feira Internacional de Milão (122)Feira Internacional de Milão (123)Feira Internacional de Milão (135)Feira Internacional de Milão (137)
Feira Internacional de Milão (142)Feira Internacional de Milão (152)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DESAFIANDO O LIMITE DA ARQUITETURA

Vamos conhecer uma piscina que fica... Na beira de um abismo!
Interessante é que os banhistas não estão nem aí! 
Nadam e se divertem como se fosse tudo normal! 
Você teria coragem de entrar nesta piscina? Repare: ela não tem mureta de proteção. No horizonte, os topos dos prédios de Cingapura. 
Os valentes banhistas ficam ali debruçados. A impressão é de que, se eles derem umas braçadas mais fortes vão despencar lá de cima. E o tombo seria gigantesco. 
Vamos ver de fora! A piscina fica lá em cima dos três prédios de um super-hotel, na altura do 56 andar. 

Entre todas as piscinas instaladas numa cobertura, esta é a maior do mundo. De uma ponta a outra, a piscina tem 150 metros. É mais comprida do que um campo de futebol. E nós estamos a 200 metros de altura. Daqui, a gente tem a nítida impressão de que a água vai escorrer sobre a cidade. 
Então vamos dar uma de Mister M e revelar a mágica, o segredo por que a água não escorre prédio abaixo e as pessoas não caem. 
É um efeito de ótica, chamado de "horizonte infinito", em que água parece se misturar com o céu. 
A gente não enxerga a borda porque ela é mais baixa que a linha da água, que, claro, escorre para fora. 
E aqui está o grande segredo, que só os que se arriscam a chegar na beirada conseguem ver: atrás da borda fica uma vala. A água cai na vala e é bombeada de volta para a piscina. 
O autor do projeto é o arquiteto Moshe Safdie que - para torná-la realidade - contou com a ajuda do arquiteto José da Silva, que nasceu no Rio de Janeiro e foi criado em Portugal. 
José teve que resolver o principal desafio: fazer uma piscina à prova de infiltrações ou rachaduras. 
“O desafio para construção da piscina é realmente, tecnicamente o movimento dos edifícios. São três torres, cada uma com assentamentos diferentes ao longo do tempo e eles também se movimentam com o vento”, explica José da Silva. 
A solução da equipe de José foi dividir a piscina em três segmentos, ligados por encaixes que se movem, assim ela pode se expandir e se contrair, conforme o movimento dos prédios, sem o risco de rachaduras ou vazamentos. 
O hotel está sempre lotado e muitos hóspedes vêm aqui só por para ter a chance de nadar e tirar fotos como se estivem nadando ou tomando sol na beira de um abismo. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PAREDE DE AÇÚCAR

A sustentabilidade está em alta em todos os setores na atualidade e, na decoração, não poderia ser diferente. Aproveitando a onda dos produtos ecológicos, a empresa norte-americana WallArt lançou estes painéis com relevos, feitos com o bagaço da cana-de-açúcar. Por isso, além de terem um lindo efeito estético, as peças são 100% recicladas e biodegradáveis. Confira o resultado nas imagens abaixo:



Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS