Alessandra Trota, Designer de Interiores

PLACAS DE LEGO PARA REVESTIR PAREDE

Se você está planejando em fazer uma reforma na sua casa, ou modificar a decoração da sua humilde moradia, preste atenção nessa solução, que usa um dos brinquedos mais queridos do mundo: as peças de montar da LEGO.

Já vimos diversas montagens de produtos de tecnologia com as peças LEGO, e até uma casa inteira foi construída no Reino Unido com as peças do brinquedo. Agora, temos a possibilidade real de decorar as paredes da sua casa com os brinquedos que você brincava na sua infância. Não sabemos exatamente como as placas de montagem foram presas na parede, mas convenhamos, essa deve ser a menor de suas preocupações caso você queira fazer algo assim na sua casa.
Parede feita de LEGO (Foto: Divulgação)
A ideia é simples: você reveste todo o seu quarto ou escritório com placas simples de montagem LEGO e, a partir daí, você pode decorar o ambiente com diversas combinações de cores e formatos, de acordo com a sua imaginação. Com isso, você tem um papel de parede diferente de tempos em tempos, com efeitos em relevo, com resultados único.
Se você tiver dedicação, talento e criatividade, você pode até recriar famosas obras de arte com os pequenos tijolinhos de montar. E com o bônus de ser uma solução excelente para os seus filhos, que estarão o tempo todo estimulando o cérebro, em um produto divertido, e na segurança da sua casa.
Acreditamos que para um revestimento completo de um quarto com placas de montagem LEGO, o consumidor vai precisar fazer um generoso investimento. Porém, esse é o típico caso que “o efeito moral compensa o colateral”.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ACESSÓRIOS PARA LAVABO

Os lavabos sem dúvida são muito importantes na decoração de uma casa, apartamento, consultório, escritório. A maioria das vezes é destinado ao público externo, como os visitantes e por isso devem traduzir uma boa impressão para esses usuários.
Para causar boa impressão então vamos usar alguns detalhes para deixá-lo agradável e com boa aparência!

Acessórios


Os lavabos assim como os banheiros tem muitos acessórios! Sempre os clientes se espantam com os preços e com a quantidade de coisinhas e detalhes eles podem usar.  
A papeleira – que pode ser instalada na parede, existem opções com tampa, com 1 ou com 2 lugares para o papel higiênico, e ainda um modelo que tem uma base apoiada no chão.
 A lixeira – pode ser quadrada, ou redonda, de diversos materiais, que serão determinadas de acordo com o estilo e materiais do seu lavabo. Prefira utilizar com tampas!
A saboneteira – Existem vários tipos e formatos, mas no caso dos lavabos os para sabonetes líquidos são mais recomendados.  Seu acabamento segue o do conjunto dos acessórios que vc vai escolher e pode variar bastante.
  Toalheiro e cabides – indicado um toalheiro pequeno, de 20 cm pelo menos, para toalhas de rosto, e atrás da porta 2 cabides, para sua visita pendurar a bolsa, ou, esporadicamente, um casaco.
 

Bandejas

As bandejas também ficam muito charmosas nos lavabos, elas podem ser usadas para colocar os acessórios e ainda as toalhas, adoro usá-las, mas precisamos ter uma bancada com um tamanho que permita. Se forem pequenos vc pode utilizar abaixo da bancada, por exemplo, em alguma prateleira, dentre outros artifícios.

Flores

Não importa o tipo de decoração do seu lavabos, as flores são sempre bem-vindas em cima da bancada. Além de dar um aroma especial elas dão um colorido e trazem vida a sua decoração. Invista nas flores!
As flores mais recomendam plantas como lírio da paz, antúrio e orquídeas para esses ambientes pois se adaptam melhor em ambientes úmidos. Procure sempre deixá-las algumas horas no local mais iluminado e ventilado.
Agora vamos ver alguns exemplos de lavabos bem organizados!
 Confiram tb um video de uns lavabos interessantes que achei no youtube. Espero que tenham gostado e aproveitem pra começar a decorar o de vcs! Beijos!!








  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DESIGN E FUNCIONALIDADE NAS MESAS DE JANTAR

Mesa de bilhar ou de jantar?

Excelente pra quem tem uma área de piscina com espaço gourmet que pode virar um salão de jogos! Uma mesa que deixa o ambiente bem versatil! Interessante não é?

Mesa versatil

Uma boa opção pra quem tem pouco espaço em casa e gosta de receber os amigos. A mesa desmonta e pode ocupar pouco espaço ficando encostada na parede e seus carrinhos abaixo dela. Numa varanda pequena pode dar utilidade a ela transformando-a numa varanda gourmet. Muito útil!!!

Mesa do futuro!!!!

Essa obra de arte e tecnologia é projeto do designer suíço. A mesa além do designer arrojado possui uma tecnologia impressionate.
No centro, parte da superfície, tem temperatura ajustável, evitando que a comida esfrie. Excelente para regiões mais frias que a comida esfria rapidamente. Além disso, possui um sensor, que capta a posição dos objetos colocados sobre a mesa. Com a ajuda de um controle remototouch screen, você pode movimentar os pratos, talheres e copos, arrumando a disposição das peças como preferir, sem nem tocar nelas… Uma mesa do futuro!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

COMO ESCOLHER UMA ILUMINAÇÃO ADEQUADA




O projeto de iluminação

Para aumentar a eficiência energética e a qualidade dos ambientes em uma edificação, deve-se pensar na complementaridade entre a luz natural e artificial. O projetista precisa considerar a integração entre os dois tipos de fonte de luz e, para isso, é fundamental o conhecimento básico tanto da luz natural quanto dos tipos de equipamentos de iluminação a serem utilizados na arquitetura.
Para desenvolvimento de um bom projeto de iluminação é preciso existir uma interação entre a luz artificial e a natural, ou seja, uma relação de complementação entre elas. Certamente também precisamos conhecer cada elemento que fará parte do nosso projeto, por isso começamos os posts com definições sobre básicas como conceitos, lâmpadas e luminárias.

Definição do Layout

Antes de tudo precisamos definir um layout, pois o projeto de iluminação deve ser feito levando em consideração as dimensões dos ambientes, a idade dos usuários, moradores, funcionários, o período médio de permanência, bem como as atividades que serão realizadas naquele local no período em que será utilizada a iluminação artificial.




Para a definição do layout das luminárias vc deve distribuí-las uniformemente para evitar a concentração em apenas um ponto, causando uma sensação de ofuscamento. Evite fontes de luz de grande potência no ângulo de visão para não causar um desconforto visual.
A iluminação é muito importante na composição de um ambiente e pode acrescentar e tornar a decoração diferenciada ou pode estragá-la completamente. Dessa maneira, é preciso escolher com critério os aparelhos de iluminação e o tipo de lâmpada que deva ser empregada para que o ambiente não tenha suas cores deformadas e a sua funcionalidade prejudicada.
Tipos de Iluminação
Para definição das luminárias também precisamos saber que existem alguns tipos de iluminação.  A iluminação direta: quando todos os raios úteis são dirigidos para baixo, a semi-direta: quando mais de 50% dos raios úteis são dirigidos para baixo. Já as iluminações decorativas geralmente a indireta é quando todos os raios úteis são dirigidos para o teto ou paredes e a semi-indireta: quando mais de 50% dos raios úteis são dirigidos para o teto ou paredes.Também existe a geral difusa que é a iluminação aproximadamente igual para todos os lados.
Iluminação direta
Iluminação indireta
Uma iluminação direta, ao mesmo tempo em que destaca os objetos, acentua sombras e irregularidades, enquanto a indireta é mais suave, não sendo adequada para locais com atividades que exijam acuidade visual.
Vamos ver um exemplo com especificações de um projeto publicado pela editora abril dos arquitetos Ana Paula Guimarães e thiago manarelli. Eles especificaram tudo no projeto e o resultado foi bem agradável!

Vamos ver no próximo post as particularidades da iluminação para cada tipo de uso e suas particularidades, mas antes disso assistam o vídeo com as dicas de iluminação da TVcasa.  Muito Bom!!!



Fontes: ww.vidrado.com.br , www.pimontarquitetura.com.br ,www.blogdoimovel.wordpress.com , www.casaabril.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL

Agora que vcs já viram o básico sobre a iluminação, vamos dar dicas de como isso tudo funciona em sua casa, separado por ambientes. Espero que gostem!

Hall de Entrada


Como a iluminação dos elevadores é baixa, assim como a dos corredores internos de circulação, opte por uma iluminação de baixa intensidade, podendo apresentar alguma iluminação decorativa como o uso de dicroicas iluminando algum detalhe decorativo na parede.

Sala de Estar

Na iluminação da sala é importante utilizar luminárias para iluminação direta que vão dar a luminosidade do ambiente. Elas podem ser arandelas, lustres, pendentes, colunas ou abajures de cúpula translúcida, que iluminam de maneira agradável. Cuidado para não exagerar e causar uma sensação desconforto.

A iluminação indireta também tem seu lugar na decoração da sala e vc pode utiliza-la para realçar itens importantes da decoração, como quadros ou objetos através de lâmpadas halógenas e dicróicas. Não use demais a iluminação decorativa e evite abusar focos dirigidos sobre os sofás, eles criam sombras incômodas no rosto das pessoas que estão sentadas.

Certamente a sala será onde teremos maior quantidade de luminárias, por isso essa iluminação deve estar com circuitos diferentes para acender a iluminação em várias etapas ou deve utilizar “dimmers” que regulam a intensidade da luz para cada ocasião.

Sala de Jantar

A utilização campeã para as salas de jantar, sem dúvida é o pendente a uma distância de 60 a 80 cm entre a luminária e a mesa. Nesse caso devemos evitar a Não utilização de lâmpadas halógenas ou incandescentes que projetam luz marcante e irradiam muito calor.
No caso de cozinha americana com bancada e mesa conjugada a opção dos pendentes também funciona bem.

Cozinha

As lâmpadas de baixa reprodução de cores podem confundir e mascarar alimentos impróprios para o consumo, por isso as mais indicadas para a cozinha são mesmo as fluorescente por propiciar uma luz clara, brilhante e sem sombra. Podemos optar também pela utilização de lâmpadas halógenas na base dos móveis localizados na bancada da cuba e nas áreas de apoio.

Dormitório

No quartos podemos desempenhar várias atividades e por isso para que a iluminação seja eficiente a melhor forma é distribuir a iluminação em diversos pontos do quarto, evitando assim o ofuscamento da visão nas atividades.
Todo o layout das luminárias vai depender dos hábitos pessoais do morador, mas em geral devemos utilizar um “dimmer” para regular a luz na intensidade de acordo com cada atividade. Não podemos esquecer também da luminária de cabeceira com luz suave para leitura, que também serve para o não ofuscamento ao ligar à luz a noite para se levantar da cama.
Uma dica interessante é usar o espelho posicionando-o de forma a duplicar a sensação de luminosidade.
Se vc tem uma bancada de estudo no quarto de hóspede, por exemplo, precisa de uma luz complementar, com focos mais direcionados para a sua atividade.
No closet é melhor luzes laterais para evitar as sombras. Nas penteadeiras procure utilizar uma luminária de frente ao seu rosto, não é a toa que os camarins têm todas aquelas lampadazinhas na moldura do espelho.
No geral a iluminação do quarto deve ser indireta, com luminárias que iluminem o quarto de forma suave, aliada a utilização da luz amarela, causando uma sensação de conforto e aconchego.

Banheiro


Para os banheiros, ambientes que produzem muita umidade, as lâmpadas de baixa voltagem podem ser usadas com segurança se os bulbos forem lacrados para proteção contra vapor e condensação.
Utilize as luminárias com iluminação suave, para promover o conforto e localizadas acima da visão do olho. No espelho do banheiro a iluminação deve ser lateral e superior, uma boa dica é usar lâmpadas de tungstênio em volta, como nos camarins, porque ela projeta uma luz mais quente na face e permitem uma luz uniforme e sem ofuscamento.
Gostaram das dicas? Agora não vale mais errar, viu? O´próximo post será sobre iluminação comercial. Pra vc que está montando seu escritório, não pode perder, ok?
Fontes: http://acervodeinteriores.com.br/http://www.julianateles.com.br/, anuário de arquitetura e decoração, http://www.casaabril.com.br/ ,http://pro.casa.abril.com.br e as fontes anteriores relativas ao tema.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ILUMINAÇÃO COMERCIAL

Vamos falar nesse post sobre algumas dicas para vc utilizar a iluminação adequada no seu escritório ou em seu projeto. Fique atento!!!!
A iluminação comercial adequada é fator fundamental para fixar a identidade de um escritório, eles devem estar associados diretamente a funcionalidade, por isso devemos em primeiro lugar determinar as funções que serão desempenhadas em cada espaço. É importante também tentar valorizar a arquitetura e as formas do projeto existente.
Um fator também fundamental é que o produto final da iluminação traga um conforto a equipe de trabalho e uma sensação visual agradável ao visitante. Se o seu projeto ou seu escritório conseguir esse efeito, com certeza vc fez boas escolhas na iluminação.
Para espaços comerciais, como os escritórios a iluminação é fundamental para a produtividade e por funcionarem durante um longo período deve-se utilizar lâmpadas mais econômicas e com uma durabilidade satisfatória. Dimmers, sensores de presença e controle individual de luminárias são recursos que vc pode utilizar para à racionalização do consumo de energia, ao aumento da vida útil das  lâmpadas (exceto em lâmpadas de led).
As lâmpadas fluorescentes são as mais utilizadas já as incandescentes devem ser evitadas em ambientes que precisam estar com temperaturas baixas, devido a sua grande produção de calor. Além disso, escolha luminárias simples, funcionais e de alto rendimento, fácil limpeza e manutenção.
Para a escolha correta da luz, devemos seguir os parâmetros adequados segundo a norma para o desempenho de cada função, aliado ao estudo da qualidade da luz em resposta à percepção visual.  
Opte em usar as iluminações decorativas em recepções, hall, circulação para evitar ofuscamentos e contrastes na área de trabalho.
Segundo a Neide Senzi, arquiteta e lighting designer, titular do escritório paulista Senzi e Godoy um ambiente morno e aconchegante se ilumina com fontes de luz de 3000 K ou menos; para um clima mais frio e estimulante, a medida é de 4000 K ou mais. A aparência da cor em torno de 3500 K é considerada neutra.

Na verdade, vários fatores serão importantes na elaboração do seu projeto, vc deve estar atendo a eles e principalmente procure entender  cada atividade, espaço e o entorno para posicionar corretamente as lâmpadas, definir o seu tipo e sua intensidade. Boa Sorte!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

COMO ESTÃO OS PNEUS DO SEU CARRO? RUINS? LEVA PRA CASA!


Em tempos onde nada deve ser jogado fora e de surtos da dengue. Os pneus velhos do seu carango não devem ser vendidos por míseras moedinhas ao borracheiro, nem tampouco jogados no lixo ne? Não, se você gosta mesmo de decoração isso é quase um pecado, minha leitora (o).
São tantas ideias bonitas, simples e singelas, que mesmo você não tendo espaço no seu apertamento, é uma ótima oportunidade de presentear aquele parente que tem um espaço maior em casa. Imagina só levar de presente pra sua sogra pufes de pneu? Muito amor (ou ódio).





Na primeira foto, os pneus foram usados com função de playground: Adaptou-se pés de madeira, uma base e grama na parte de cima, então crianças felizes pulam saltitantes a brincar. Agora veja se a ideia dos pés de madeira não é boa pra fazer banquinhos em casa como na foto dos pneus vermelhos, ne?
Colocar rodinhas e improvisar um encosto também tá valendo, mas daí já fiquei pensando em ir lá na Leroy, comprar uma chapa de mdf, pedir pra cortar em circunferência, colocar ali em cima e usar como mesinha de apoio ou mesinha de centro. Mostro uma ideia e te dou duas, rá!
E adaptar um plafon no pneu e pendurar no quarto do filho adolescente. Dani vamos guardar essa ideia para quarto do João Pedro..rsrsrsr.Agora essa de colocar ganchos e servir de porta bolsa, achei massa. Você pode colocar uns dois no seu closet e até guardar mais trequinhos ali dentro do pneu.
Ah, e para pintá-los é fácil: Tinta a óleo. O bom mesmo é fazer o serviço com compressor, então se não tiver em casa, o cara que pinta geladeira faz isso em dois minutinhos!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS