Alessandra Trota, Designer de Interiores

CONCURSO INTERNACIONAL (REHAU)


Curso de Design de Interiores da UVA é selecionado para participar de concurso internacional

08 de agosto de 2011
O Curso de Design de Interiores da Universidade Veiga de Almeida foi o único do Rio de Janeiro a ser escolhido para participar do Concurso INSPIRATION 2011, promovido pela empresa alemã REHAU, que trabalha nos segmentos de Construção, Indústria e Automobilística. Também participam cursos Design de Interiores e Design de Produtos da Faculdade Belas Artes e de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual (ETEC) de São Paulo, além de universidades da Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Rússia, China, Índia, Romênia e Turquia.

Para a coordenadora do Curso de Design de Interiores da UVA, Nara Iwata, a escolha da UVA representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido na universidade. “Ficamos muito felizes, porque já participamos de vários concursos nacionais, mas nunca havíamos participado de um internacional. Vamos preparar nossos alunos incluindo temas do concurso na disciplina Design de Mobiliários”, disse.

O objetivo do concurso é implementar ideias criativas. Para isso, o candidato deverá desenvolver uma pesquisa sobre tendências e, a partir dela, criar no mínimo quatro designs decorativos para cada tendência. O júri será composto por representantes da REHAU e por um designer renomado que vai analisar qualidade do design, grau de inovação, criatividade e integração dentro do ambiente/ espaço. A pesquisa das tendências também será considerada na avaliação.

A inscrição dos participantes no concurso INSPIRATION 2011 é individual e gratuita. A Ficha de Inscrição deverá ser entregue junto ao projeto até 23 de setembro. Os três primeiros lugares vão receber, respectivamente, 1.000 €, 750 € e 500 €. O resultado será divulgado em novembro. Dúvidas e informações sobre o concurso podem ser esclarecidas por meio do contato: natalia.borzani@rehau.com.
 
 
Queridos leitores o tema selecionado para criação da fita de borda do meu grupo foi (BOSSA NOVA), segue abaixo a minha fita de borda. Espero que gostem....
 
 

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A CASA DA PRÓXIMA DÉCADA POR JULIANA BIANCHI

Um texto para quem esta cursando, ja cursou, ou vai cursar Projeto
Residencial

A casa da próxima década  (texto retirado do site IG , por Juliana Bianchi)


O bom momento da economia e as mudanças no cotidiano do brasileiro são os
principais fatores que influenciarão na forma de morar nos próximos anos.
Com a necessidade básica de moradia atendida, muitas vezes facilitadas por
planos de financiamento promovidos pelo governo como o Minha Casa Minha
Vida, as classes C e B começam a buscar produtos de maior valor agregado.
"Com a economia estável e a segurança de emprego, as pessoas se sentem mais
à vontade para contrair dívidas e melhorar seu padrão de moradia", afirma
Romero Busarello, diretor de marketing da Tecnisa.

É essa segurança e aposta no futuro que tem, segundo Busarello, jogado o
preço dos imóveis a patamares irracionais. "É a cultura do 'dane-se', 'eu
posso me dar'." Movimento que ganha ainda mais força nas classes A e B, nas
quais a casa própria já deixou de ser o grande sonho de consumo e o imóvel
novo é visto como oportunidade de investimento ou elemento agregador de
status e qualidade de vida.

"A partir do momento que as pessoas passaram a ficar mais em casa e reunir
os amigos ali, esse espaço passou a ser um elemento de valorização social,
de demarcação de estilo de vida", afirmou Maria Aparecida Toledo,
sócia-diretora de planejamento da Toledo Associados Pesquisa de Mercado.

É de olho nessas novas necessidades que as construtoras começam a antever
mudanças nas plantas residenciais. "Se o carro da classe média é um Tucson
(da Hyundai), não podemos continuar a projetar vagas de garagem para carros
de médio porte", diz Busarello. "Se a internet sem fio e o lap top
possibilitaram ter mobilidade na hora de trabalhar, para que reservar um
espaço só para isso em casa?", completa o executivo, decretando o fim dos
home-offices como áreas delimitadas.

Outra área conhecida, que tende a desaparecer aos pouco das plantas é a
sala de jantar. Símbolo de status, ritualização da refeição e hierarquia
familiar, com suas mesas imponentes com lugares marcados, elas perdem
significado numa sociedade que valoriza a confraternização ao redor do
fogão e a informalidade à mesa. "A área antes reservada à sala de jantar
deve se incorporar à cozinha criando grandes espaços gourmet", explica
Maria Aparecida.

Com isso, surge outra tendência, a da criação de duas sacadas principais:
uma voltada aos festins em torno da churrasqueira, do forno de pizza e do
fogão - fazendo as vezes de quintal - e outra dedicada ao estar, onde a
vista e o conforto são primordiais. "As mulheres não querem ver seus sofás
sujos com mãos de carvão ou gordura. Separar essas duas áreas é fundamental
para evitar futuros desentendimentos entre o casal", completa a
pesquisadora.

Pelo mesmo motivo prático deve se fortalecer também a criação de dois
banheiros na suíte do casal: um para ele e outro para ela. Sendo um deles
maior e mais cuidado, com banheira, ofurô, sauna e outros pequenos luxos
que dão novo significado à hora do banho.

Isso sem falar das plantas abertas e das inúmeras possibilidades de
personalização do imóvel, facilidades praticamente obrigatórias daqui em
diante.

Vivenciando um raro momento de segurança financeira e prosperidade, o
brasileiro passou a valorizar o conforto e o prazer estético em casa. Isso
estimulado, ainda mais, pelo surgimento de programas televisivos como "Lar
Doce Lar", de Luciano Huck, e "Sonhar Mais um Sonho", de Gugu Liberato, que
fazem reformas completas e apresentam soluções criativas para a casa dos
telespectadores contemplados.

"Nos últimos anos houve uma verticalização do design e da decoração. Hoje,
eles estão, de certa forma, mais acessíveis a todas as classes sociais",
afirma Maria Aparecida. "As pessoas passaram a decorar mais do que
mobiliar. Tanto que, em apartamentos de até R$ 100 mil, é comum encontrar
pelo menos um ambiente decorado ou planejado", completa.

Mas isso também poderá mudar, segundo especialistas da empresa de pesquisa
e tendências WGSM. De acordo com as últimas análises apresentadas no Brasil
em junho, a próxima década reserva uma "verdadeira revolução nos lares",
com a redução do número de móveis para dar espaço a peças multifuncionais,
a valorização das áreas livres e o aumento no número de produtos ligados à
internet, sem necessidade de fios ou controles remotos.

Na decoração, peças absurdas e surreais estarão constantemente combinadas a
clássicos, trazendo um toque de divertimento aos ambientes. Formas
arredondadas, tecidos que valorizam o movimento, efeitos ópticos e
materiais nobres que imitarão outros de menor valor - o chamado real
falsificado, como couro que parece plástico ou fibras naturais que lembram
algodão - também estarão em alta.

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CIDADE DO ROCK

O assunto da vez é o Rock in Rio. O festival ocupará uma área de 150 mil m², na Barra da Tijuca, com uma lagoa natural na paisagem e inúmeras atrações.
Dentro da nova Cidade do Rock, uma infraestrutura completa vai oferecer conforto, segurança e muita diversão. (Fonte: www.rockinrio.com.br)


Quem assinou o projeto inovador de linhas futuristas, foi o escritório de arquitetura e design Ciclo, objetivando a mobilidade e a possibilidade deste projeto se adaptar a qualquer cidade onde seria implantado.
Segundo João Uchôa – arquiteto e diretor da Ciclo“Uma das novidades seria a proposta de suprimir a idéia de uma tenda coberta e partir para um projeto inspirado nas festas jovens ao ar livre”. Para ele a estrutura deveria ser “eficiente, limpa, moderna, e original”.



Cidade do Rock, Dubai





Rock in Rio, Madri
“Muitas vezes em um projeto de arquitetura é permitido atender primeiro a uma concepção estética e depois definirmos os caminhos. Nestes casos, o principal é entender muito bem a função, os critérios técnicos e a demanda operacional para depois afinar com a arte” afirma João.
Vale ressaltar que o projeto também contribui no quesito sustentabilidade, visto que sua estrutura é reutilizada em outros eventos de mesmo porte, evitando assim o desperdício de materiais que seriam gastos numa estrutura “convencional” como madeira, tinta, materiais periféricos e, após o evento, é tudo transformado em entulho e vira lixo.
“A principal conquista foi a garantia da criação de uma peça original, exclusiva. A garantia de uma linguagem visual compartilhada com as demais estruturas. A possibilidade da reutilização de 100% das peças e consequentemente a redução dos custos de fabricação ou aluguel de estruturas externas. Ganhou em criatividade, qualidade e custos”.

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SELVA DE CORES INVADE CAFÉ LONDRINO



O duo italiano Carnovsky, formado pelos artistas/designers Francesco Rugi e Silvia Quintanilla, apresenta, até o dia 21 de setembro, sua mais recente série de papéis de parede da coleção intitulada RGB, no café Dream Bags, dentro da galeria Jaguar Shoes Collective, em Londres.
Com o tema Selva, a obra é formada por camadas de impressão em cores primárias (cian, amarelo e magenta) que, sobrepostas, criam uma paisagem enigmática por todas as paredes e teto do espaço. Porém, é com o uso de filtros coloridos aplicados às luzes do café que a floresta realmente revela todas as  camadas de sua natureza, quando cada cor específica ressalta um diferente lado desse universo.

 

Sob o filtro verde é possível se ver nitidamente a vegetação que compõe a floresta; sob o filtro vermelho é a vez do reino animal; sob o filtro azul, por fim, um grupo de macacos surge por todo o café. Segundo a dupla, a intenção do trabalho é explorar a profundidade das superfícies, criando diferentes estímulos emocionais durante esse processo de revelar e esconder a imagem.
Além do papel de parede, cujo desenho foi criado exclusivamente para o café, uma pequena exposição de gravuras ocupa os demais ambientes da galeria. (BRUNO SIMÕES)










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