Alessandra Trota, Designer de Interiores

DIA DAS MÃES: NOSSAS DICAS DE PRESENTES

O Dia das Mães se aproxima, e o blog Criando e Inovando elaborou uma lista com sugestões de presentes de décor, design e lifestyle que prometem agradar a todos os tipos de mãe, das intelectuais às esportivas, no próximo dia 13. Confira as imagens abaixo e inspire-se com nossas dicas!


Linha de cerâmicas Fat Crockery, design Piet Hein Eek, na Merci de Paris*
“Para este Dia das Mães, o presente ideal é a nova coleção de cerâmicas criadas pelo designer holandês Piet Hein Eek, que podem ser compradas na Merci de Paris. O desenho recortado das peças é sinônimo de easy chic.”

Nestrest, design Daniel Pouzet & Fred Frety, na Dedon*
“Se sua mãe mora na praia e faz questão de curtir (e cultivar) o jardim. Por isso, o Nestrest, design Daniel Pouzet & Fred Frety para a Dedon, é o presente perfeito para ela, que, assim, poderá relaxar com todo conforto em seu ‘ambiente’ preferido da casa.”

Espelho Rétroviseur Domestique, design Ionna Vautrin*
“Escolhi este objeto da designer francesa Ionna Vautrin pela sua poesia e também  ironia, com traço minimal, que recorda os espelhos urbanos instalados nas curvas perigosas. Associo a forma com o universo feminino e materno.”

Cubo mágico, design Studio Haz, na A Lot Of


Tela da Gabriela Machado, na Galeria Moura Marsiaj
“Acredito que as telas vestem os ambientes.  A sua pintura abstrata e as cores ditam o ritmo no olhar.”

Porcelana Hybrid, design CRTLZAK, na Seletti*
 Neste jogo de jantar muito alegre e divertido, cada peça une desenhos clássicos orientais e ocidentais.”

Poltrona Vanity Fair, na Poltrona Frau
“A vocação da Poltrona Frau para criar clássicos não é de agora. Em 1930, a empresa lançou a poltrona Vanity Fair (foto), um objeto de desejo que resiste ao tempo com bravura. Sua robustez, suas linhas arredondadas, a pelle de alta qualidade (característica dessa marca italiana) e o acabamento handmade são combinados em uma peça para ser passada de geração para geração. Qual mãe não ficaria contente com uma dessas em casa?”

Armário Heritage, na Boca do Lobo“Desde de fevereiro, quando vi na Casa Vogue, fiquei apaixonado pelo armário Heritage. Além de homenagear a beleza da azulejaria portuguesa, esta peça tem interior dourado e design supercontemporâneo, unindo tradição, modernidade e sofisticação. Sem dúvida, é uma tendência e um presente inesquecível para o Dia das Mães.”

Bicicleta Urban Chic Ladies, da Velorbis, na Coletivo Amor de Madre
“Para passeios de fins de semana ou mesmo circular pela cidade em grande estilo, a minha sugestão é a linda bicicleta em estilo vintage Urban Chic Ladies, da marca holandesa Velorbis. Na cor marrom com detalhes em creme, ela pode receber ainda uma mala lateral e uma cestinha para deixá-la ainda mais irresistível. A bicicleta está à venda na loja Coletivo Amor de Madre, nos Jardins, em São Paulo.”


Bibliochaise, design Nobody & Co.*
“A cadeira italiana é ideal para quem tem uma penca de livros de cabeceiras, todos insubstituíveis, e não quer ficar longe deles nunca. Que melhor lugar para guardar os romances da vida que ao alcance das mãos, hein?”

Jogo de chá Rings, design Gian Battista Vanozzi, na Richard Ginori 1735*
‘O conjunto é elegante e tem linhas modernas, além de ser feito de bone china, um tipo de porcelana mais resistente.  Os detalhes de metal nas bordas das peças também acrescentam delicadeza ao conjunto. Enfim, um presente charmoso que minha mãe adoraria!”


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

VEJA AS NOVIDADES DA EXPOLUX 2012


Luminária de mesa Aston, de aço inoxidável, da Littman Lighting

Luminária Orange, de madeira rústica e tecido rústico laminado, design Fernando Bernucci para Art Maison.

Pendente Mantra, de metal cromado e cristal, design Jose Ignacio Ballester para B&N

Lustre Spellbound, de polipropileno, da Littman Lighting

Pendente da linha Contemporânea, de madeira certificada e vidro com técnica de Murano, da Madrelustre.

Luminária Rosa, feita com sobra de telas e ferro e aplicação de cristais tchecos, da Helizart

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ZAHA HADID CRIA MESA QUE PARECE SE MOVER



Em conversa com Zaha Hadid durante sua passagem pelo Brasil, em março passado, ficou claro que o universo do design lhe desperta muito interesse e se tornou uma parte significativa de seu trabalho.  Mas, em meio a inúmeras criações citadas no decorrer daquela hora, uma parecia atrair mais a sua atenção. “É uma mesa que parece estar em movimento, como um redemoinho”, disse a arquiteta.
A peça, que passava por ajustes finais naquele momento, acaba de ser lançada em Londres e foi revelada em primeira mão para a Casa Vogue. Trata-se de uma mesa em edição limitada de 8 (mais 2 provas de artista e 2 protótipos) intitulada Liquid Glacial, para a David Gill Galeries.
Formada por duas mesas independentes que, juntas, chegam a medir mais de 5 m de comprimento, a criação apresenta um trabalho complexo de geometria. A mesa dá a impressão de fluidez através de uma série de ondas e redemoinhos que partem do tampo até a sua base e são perceptíveis graças ao uso do Plexiglas, um acrílico transparente resistente e maleável.
O resultado é um móvel que se transforma constantemente de acordo com o ponto de vista do observador, sem comprometer o lado ergonômico e funcional. Uma peça que reflete a constante busca de Zaha de explorar na arquitetura o movimento através dos espaços.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FUTURISMO MARCA BAR INTERIORES DE AVIÃO



Logo após a decolagem do Airbus, os passageiros tiram os cintos e caminham até a entrada da cabine. Não se trata de uma manobra de emergência, mas da atração principal do novo avião daVirgin Atlantic Airways: o bar. Os britânicos do VW+BS são os responsáveis pelo projeto de interiores do Miss Sunshine, aeronave que faz o trajeto Londres-Nova York com assentos somente de classe executiva. O desafio do escritório, portanto, foi criar um espaço funcional, agradável e – claro – luxuoso. Para causar impacto, eles desenharam uma área social na porta do avião que afasta o bar dos assentos, deixando os passageiros mais à vontade para dormir ou descansar. A estética futurista faz alusão ao movimento de um voo, com linhas, formas e luz indireta de neon. Por conta da angulação, não há local ocioso em volta do balcão. A plataforma forma vários nichos de convívio, tanto para quem se senta nas banquetas quanto para quem fica de pé. As poltronas espreguiçadeiras também ganharam um novo layout. Elas possuem acesso direto ao corredor, tornando-se independentes, e o espaço de duas janelas, o que permite entrada de luz e visão do que se passa lá embaixo. O tom opaco das divisórias e das poltronas mantém a sensação de acolhimento e privacidade até o fim da viagem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

‘CADEIRA-GOL’ TEM TRAVE PARA FUTEBOL CASEIRO


O italiano Emanuele Magini projetou uma peça para que os fãs de futebol fiquem sentados por mais tempo. Eles podem até continuar se mexendo na cadeira, mas não devem reclamar mais do desconforto de ficar em um só lugar. O designer criou uma cadeira que circula entre a funcionalidade e o uso esportivo ao acoplar uma rede em sua base. Feita inteiramente de metal, a Lazy Football tem os dois pés dianteiros mais afastados e que servem como trave de futebol. Basta se sentar na cadeira, esquecer a falta de habilidade e começar uma partida descompromissada de gol a gol. A ideia surgiu quando Magini percebeu que assistia mais aos jogos em seu sofá do que jogava futebol com os amigos. Assim, o desenho simples sugere que as disputas possam rolar dentro de casa sem bagunça. A cadeira foi lançada na edição deste ano do Salão do Móvel de Milão pela marca Campeggi.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ESTILO ORIENTAL

Que tal as fotos acima? Elas têm motivos orientais – tema que conquistou muitos adeptos do lado de cá do ocidente. O estilo decorativo pode ser observado através de suas formas marcantes, pelas cores (geralmente em tons mais fortes) e pelo uso de lanternas e/ou velas que dão à iluminação, o toque final de brilho e aconchego. Budas, mandalas, painéis, mensageiros, animais em madeira, lanternas e almofadas são alguns dos elementos que podem incrementar na sua decoração e deixá-la com esse charme a mais. E aí, já quer aderir? A chance é agora!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

VARANDA SUSPENSA

O hotel Soneva Kiri fica em Koh Kood, uma ilha virgem na costa leste da Tailândia.  São 42 bangalôs, todos com piscinas exclusivas e paisagem deslumbrante. O visitante desfruta ainda de belas praias, spas e restaurantes que prometem experiências gastronômicas únicas. Uma das atrações especiais é esta varanda, feita de madeira e fibras naturais, suspensa no topo de uma árvore. Recebe até quatro comensais, que podem relaxar ali com privacidade e sossego, admirando a vista do mar. As iguarias e bebidas são servidas pelos garçons do hotel, pendurados em cordas de alpinismo.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS