A mais recente novidade da multinacional Nestlé não é um biscoito ou chocolate: trata-se do novo laboratório de pesquisa e inovações criado pelo escritório Rojkind Arquitectos, no México. Construído no centro de Querétaro, esse projeto enfrentou um desafio: como a área foi decretada patrimônio mundial pela UNESCO em 1996, tornou-se obrigatório em sua arquitetura acrescentar um pórtico com arcos, padrão construtivo tradicional da região. Os arquitetos criaram um pátio amplo e contínuo, com semicúpulas cruzando os edifícios ortogonais, feitas com hastes de aço e pintadas com cores vibrantes.
http://www.rojkindarquitectos.com/
A FANTÁSTICA FÁBRICA DA NESTLÉ
DESIGN EM MOVIMENTO
Design em Movimento 2011.1
QUER MORAR EM UM CONTÊINER?
Projeto sustentável foi montado com quatro recipientes marítimos reformados
Foto: Divulgação
No projeto de Cotia foram utilizados tintas Premium, telhado verde (com grama), sistema de reaproveitamento de água da chuva e aquecimento solar, entre outros produtos verdes, que na maioria das vezes são mais caros no mercado.Como os contêiners não têm uma acústica ideal para se tornar residência - ruídos típicos de telhas metálicas - a Trisoft cedeu a lã de PET Isosoft, isolante térmico e acústico feito de lã de garrafas PET.
O material permite isolamento térmico e acústico atendendo aos mais exigentes projetos arquitetônicos.
De acordo com a empresa, o isolante é de fácil instalação e manuseio, permite uma obra rápida, limpa e com maior eficiência, respeitando a natureza, pois é 100% reciclável. Outras vantagens da lã de PET são que não proliferam fungos e nem bactérias, não oferecem perigo ao organismo e não são cancerígenos. Para saber mais sobre o projeto, acesse http://projetocasacontainer.ad7comunicacao.com.br/ qualidade de vida do mais alto nível.
O projeto saiu de 20% a 30% mais barato do que uma residência de alvenaria do mesmo tamanho e padrão. Isto devido a não necessidade de fazer a fundação do terreno, devido a sua estrutura muito leve. O arquiteto fez um estudo de cálculo onde comprovou que a estrutura, o solo e a engenharia do projeto são 100% seguros. Em residências de menor padrão, a redução pode ser de até 50% do valor.
PIZZARIA FORNELLA (OBJETOS REINVENTADOS)
CASA X IGREJA
MÓVEIS DE PAPELÃO
MOSTRA DECORA LÍDER
1 e 2. Sala de Jantar, por André Piva: inspirado nas cores da bandeira da Itália, o ambiente foi apelidado pelo arquiteto de “Italiani Stripes”. Foto: Araci Queiroz
3. Pátio Roma, por Guilherme Portugal: o paisagista criou um espaço descontraído para refeições na área externa da loja. Foto: Divulgação
4. Living com Sala de Jantar, por Luiz Fernando Grabowsky: móveis contemporâneos e referências à história da arte italiana. Foto: Araci Queiroz
5. Sala de Jantar, por Cristina Bezamat e Laura Bezamat: ousadia na escolha de um sofá para atender à mesa de jantar. Foto: Divulgação
6. Living, por Roseli Müller: o tema “refúgio na Toscana” resume o conceito desta sala com pinturas trompe l’oeil e paredes desgastadas. Foto: Divulgação
7. Sala de Estar e Jantar, por Andrea Duarte e Guilherme Osborne: ambiente claro e descontraído que lembra as casas de veraneio da Costa Amalfitana. Foto: Araci Queiroz
8. Sala de Estar, por Paola Ribeiro: tecidos escuros, papel de parede e móveis de couro compõem uma decoração sóbria e acolhedora. Foto: Araci Queiroz
CASA NA ÁRVORE
INCRÍVEL MUSEU EM CINGAPURA
O Marina Bay Sands Resort, o hotel mais caro do mundo, localizado em Cingapura, ganhou a poucos meses mais um complexo: O ArtScience Museum. Assinado pelo arquiteto israelense Moshe Safdie, este projeto de seis mil m2 simboliza uma flor de lótus e também tem sido chamado de mão de boas vindas à cidade. Cada “dedo” abriga uma galeria diferente. A estrutura côncava funciona como um sistema de canalização das águas pluviais, que descem pela parte central do edifício, formam uma bela cachoeira na praça principal e deságuam em uma piscina para o reaproveitamento no interior do museu.
BARBIES SÃO RESPONSÁVEIS POR DESMATAMENTO EM MASSA, DIZ PESQUISA
Na campanha do Greenpeace, Ken 'termina' com Barbie por não gostar de meninas que 'curtem desmatamento' | Foto:EFE
As florestas tropicais da Indonésia estão sendo destruídas a um ritmo assustador - colocando tigres, orangotangos e outros animais em risco grave.O plano dos ativistas do Greenpeace é realizar uma campanha na qual o 'namorado' da Barbie, Ken, termina com ela, dizendo: "Eu não namoro meninas que curtem desmatamento".
Pelo menos uma dúzia de linhas da boneca, produzidas pela Mattel, poderão ser afetadas. Outros brinquedos Mattel, como Branca de Neve também podem estar envolvidos no desmatamentos desenfreado.
"É chocante que florestas estejam sendo descartadas para se fazer embalagens de brinquedos", disse um representante do Greenpeace ao jornal The Sun. A empresa respondeu afirmando ter "um compromisso com o futuro do mundo em que vivemos".
A INSPIRAÇÃO DE MATISSE
Após o período intenso de estudos, não demorou muito para sentir-se atraído pela intensidade das cores, principalmente depois da viagem que fez à Toulouse e Córsega, onde a luminosidade do mediterrâneo permitiu que sua sensibilidade artística atuasse nas paletas de cores quentes e intensas.
Matisse queria ter o domínio do uso das cores, do mínimo possível de meios para o máximo de resultados[1], com isso dedica-se ao estudo das obras de Cézanne.
Em 1899 comprou As Banhistas (Les Baigneuses/ Cézanne); estudando suas obras ele apreende que a cor pode construir os volumes, e os tons são forças que precisam encontrar equilíbrio na composição.
Como podemos observar na obra de Cézanne, O amor em gesso, há uma paleta diversificada de matizes que formam o jogo de cores que definem o volume das figuras.
Há também a presença de linhas que delimitam as formas e as pinceladas fortes que determinam o movimento presente na obra.
Nesta obra Cézanne brinca com a perspectiva, criando uma profundidade inclinada que encontra a estabilidade no corpo da estátua, para este artista o equilíbrio é um dos principais fundamentos da composição visual.
A geometrização das formas e a presença do preto também são características encontradas nas obras de Matisse, como notamos em O torso de gesso, que assim como na obra de Cézanne, têm como figura principal uma escultura de gesso.
Ao fundo podemos observar uma pintura que lembra a estampa de um tecido. Matisse tinha um verdadeiro fascínio pela cultura do Oriente, sentia-se atraído principalmente pelos tecidos, aparato também muito freqüente nas obras de Cézanne.
Nas duas obras, as figuras em gesso apontam para o lado direito, como se apontassem para a figura ao fundo. Nas duas obra há uma imagem ao fundo superior que nos remete à uma figura humana de joelhos, na obra de Cézanne, esta imagem nos lembra uma escultura, enquanto na obra de Matisse vemos claramente que a figura é uma pintura. Ambos artistas eram apaixonados pelo desafio de estruturar a forma, retratar o volume dos corpos, por meio das manchas compostas pela diversidade de matizes e tons.
TAMPA BIC GIGANTE
Tampa de caneta BIC em tamanho gigante, feita com plástico super resistente capaz de guardar seus lápis, canetas, tesoura, régua, estilete e outros materiais de escritório com estilo.
Tamanho: 8 cm diâmetro x 24 cm alturaCor: Vermelho
ESCADA DIVERTIDA
CASULOS ILUMINADOS
www.arch.gatech.edu/people/gernot-riether