Alessandra Trota, Designer de Interiores

DESAFIANDO O LIMITE DA ARQUITETURA

Vamos conhecer uma piscina que fica... Na beira de um abismo!
Interessante é que os banhistas não estão nem aí! 
Nadam e se divertem como se fosse tudo normal! 
Você teria coragem de entrar nesta piscina? Repare: ela não tem mureta de proteção. No horizonte, os topos dos prédios de Cingapura. 
Os valentes banhistas ficam ali debruçados. A impressão é de que, se eles derem umas braçadas mais fortes vão despencar lá de cima. E o tombo seria gigantesco. 
Vamos ver de fora! A piscina fica lá em cima dos três prédios de um super-hotel, na altura do 56 andar. 

Entre todas as piscinas instaladas numa cobertura, esta é a maior do mundo. De uma ponta a outra, a piscina tem 150 metros. É mais comprida do que um campo de futebol. E nós estamos a 200 metros de altura. Daqui, a gente tem a nítida impressão de que a água vai escorrer sobre a cidade. 
Então vamos dar uma de Mister M e revelar a mágica, o segredo por que a água não escorre prédio abaixo e as pessoas não caem. 
É um efeito de ótica, chamado de "horizonte infinito", em que água parece se misturar com o céu. 
A gente não enxerga a borda porque ela é mais baixa que a linha da água, que, claro, escorre para fora. 
E aqui está o grande segredo, que só os que se arriscam a chegar na beirada conseguem ver: atrás da borda fica uma vala. A água cai na vala e é bombeada de volta para a piscina. 
O autor do projeto é o arquiteto Moshe Safdie que - para torná-la realidade - contou com a ajuda do arquiteto José da Silva, que nasceu no Rio de Janeiro e foi criado em Portugal. 
José teve que resolver o principal desafio: fazer uma piscina à prova de infiltrações ou rachaduras. 
“O desafio para construção da piscina é realmente, tecnicamente o movimento dos edifícios. São três torres, cada uma com assentamentos diferentes ao longo do tempo e eles também se movimentam com o vento”, explica José da Silva. 
A solução da equipe de José foi dividir a piscina em três segmentos, ligados por encaixes que se movem, assim ela pode se expandir e se contrair, conforme o movimento dos prédios, sem o risco de rachaduras ou vazamentos. 
O hotel está sempre lotado e muitos hóspedes vêm aqui só por para ter a chance de nadar e tirar fotos como se estivem nadando ou tomando sol na beira de um abismo. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário