Tramas, texturas valorizadas e técnicas artesanais: quando esses conceitos andam lado a lado, o resultado são móveis e acessórios convidativos ao toque e também ao olhar. Estruturas macias, porém resistentes, oferecem conforto extremo e dão um toque mais pessoal à decoração, já que os “nós” que compõem o design muitas vezes podem ser desfeitos e refeitos, mudando a estética da peça. Do mobiliário icônico e definitivamente trendsetter dos irmãos Campana à recentes lançamentos de designers emergentes, existem opções para todos os espaços e estilos. Confira! (HELOÍSA RIGHETTO)
Trendsetters
O tramado artesanal é um dos ícones dos irmãos Campana. O sofá Boa (2002) e a cadeira Vermelha (1993) são exemplos perfeitos da textura extrema, ousada, de grandes proporções.
Esparramados
Bauke Knottnerus desenvolveu a coleção Phat Knits, onde as peças são feitas a partir de “fios gigantes” trançados entre si. A desorganização da composição cria novas funcionalidades, e sua leveza permite que ela seja manipulada, mudando de forma de acordo com o espaço e a necessidade de uso.
Chaise longues
Duas chaise longues, lançadas no Salão do Móvel de Milão de 2011, colocaram essa tendência em destaque: a Biknit, de Patricia Urquiola para Moroso, e a Loop, de Sophie De Vocht para a Casamania. Em comum, as tiras de tecido coloridas entrelaçadas e o aspecto artesanal da fabricação.
Pufes
Os pufes criados pela designer Christien Meindertsma são feitos 100% de lã proveniente da Holanda, mas o que impressiona mesmo é a maneira como ela “tece” as peças. Fabricados um a um com o auxílio de uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para esse fim, cada peça é um modelo único.
Pequenos porém notáveis: pufes revestidos com um tramado grosso ganham um ar contemporâneo e elegante, mesmo em um formato simples. Mais uma vez, o destaque é a textura, que ganha status de padronagem mas com a vantagem de ser macia ao toque. O modelo na cor mostarda é da Dwell; as peças em diferentes tonalidades de cinza são da Heins Home.
Amarrações
A irlandesa Claire Anne O’Brien é designer textil especializada em tramados pela Royal College of Art. Suas criações epitomizam essa tendência e mostram o vasto leque de possibilidades de aplicação da técnica.
A estrutura metálica é simples, mas o que faz a diferença é a amarração do tecido e os nós, que substituem as tradicionais almofadas dos sofás. Design de Daniel Hedner.
A poltrona Serpentine, desenhada por Éléonore Nalet começou a ser produzida esse ano pela Ligne Roset. O diferencial dessa cadeira para área externa é o fato de as almofadas serem removíveis: basta soltá-las da estrutura.
A cadeira TubeMe de Ellinor Ericsson funciona da mesma maneira, e o que sobra das tiras de tecido pode ser usado como uma coberta, abraçando o usuário. Outro exemplo bem recente da aplicação do tramado substituindo o assento/encosto almofadado é a cadeira Loveless, de Martin Hirth, exposta na última edição da feira IMM, em Colônia.
Alessandra Trota, Designer de Interiores
TECIDOS TRAMADOS / TEXTURAS VALORIZADAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário