No dia 27 de julho de 2012, a chama incendiará a pira do London Olympic Stadium e, diante dos olhos do mundo, serão inaugurados os Jogos Olímpicos na capital britânica. Pela primeira vez na história, a tocha foi projetada por designers de fama internacional, os ingleses Edward Barber e Jay Osgerby. Jovem e talentosa, a dupla subiu rapidamente ao Olimpo do design e desenvolveu produtos para marcas importantes, como Vitra, Cappellini, Magis, Established & Sons, Sony, Flos e Venini.
O encontro com eles aconteceu em Londres, onde fundaram, em 1996, o Studio BarberOsgerby. “Assim que o comitê dos Jogos Olímpicos e o Design Council abriram o edital do concurso para desenhar o projeto, nós nos candidatamos”, diz Jay. E venceram. Naquele momento, teve início o grande desafio. “A chama olímpica não é apenas um ícone que deve ter apelo estético, mas também uma difícil prova de engenharia. Deve ser performática, pois precisa ser transportada por vários quilômetros sem jamais apagar, sob qualquer condição climática”, diz Edward.
Eles trabalham no projeto desde setembro passado e testaram o protótipo inclusive no túnel de vento da BMW, parceira dos Jogos Olímpicos. Lá, foram simuladas lufadas de vento superiores a 100 km/h e fortes mudanças climáticas, com temperaturas de até 20ºC negativos.
E não é só. O design da tocha olímpica é uma cabala de números. “É feita com lâminas de liga de alumínio dourada e tem 8 mil furos que deixam entrever o fogo em seu interior – uma alusão à quantidade de pessoas que a transportarão da Cornualha a Londres. Pesa 800 g, possui 80 cm de altura e terá 8 mil exemplares”, conta Edward.
Embora seja diferente de tudo o que já fizeram, o projeto tem algo em comum com outras peças da dupla, como luminárias e mesas: são pensadas como se pudessem flutuar no espaço. “O triângulo, para nós, é a geometria ideal, tem esse potencial estético. A tocha é um pouco o símbolo da nossa filosofia: é triangular e de fato se move no ar”, afirma Edward. “De agora em diante, seremos lembrados como ‘os que projetaram a tocha’. Isso é grandioso!” A peça é uma das finalistas do prêmio Designs of the Year 2012, promovido pelo Design Museum, em Londres. O resultado será divulgado no dia 24 de abril. (VALENTINA RAGGI)
0 comentários:
Postar um comentário