Alessandra Trota, Designer de Interiores

DO FOGO AO LED: SÃO PAULO GANHA MUSEU QUE CONTA A HISTÓRIA DA ILUMINAÇÃO

E com muito orgulho que o Blog Criando e Inovando posta essa linda matéria.
O Museu da Lâmpada, em São Paulo, conta a trajetória do homem na busca pela luz. O acervo inclui mais de 70 modelos diferentes, produzidos a partir do século 19. Saiba mais e veja uma entrevista com o idealizador do projeto.

Divulgação

Divulgação

Ficar sem energia elétrica por alguns minutos é um tormento na vida moderna: cada minuto que passamos na escuridão, sem computador, televisão e outros equipamentos fortemente incorporados na nossa rotina, parece uma eternidade. Imagine, então, como era o cotidiano das pessoas antes do empresário americano Thomas Edison inventar a lâmpada. A criação deste objeto revolucionou a história e para mostrar como isso tudo aconteceu, São Paulo inaugura no próximo dia 15 de março o Museu da Lâmpada.
O espaço, único do tipo na América Latina, conta com um acervo composto por peças antigas, produzidas a partir do século 19, e também por equipamentos mais modernos, utilizados nos dias de hoje. Tudo para contar como aconteceu a evolução da iluminação, desde que o homem começou a sentir necessidade dela, na pré-história, até os efeitos desta invenção na humanidade. "Havia dúvidas constantes de clientes e interessados sobre os princípios da luz. Como tínhamos um acervo de lâmpadas antigas, resolvemos investir e colocar a ideia em prática", explica o idealizador do projeto, Gilberto Pedrone. A iniciativa é da empresa especializada em materiais elétricos Gimawa.

PASSEIO ILUMINADO
Além de ver de perto mais de 70 modelos de lâmpadas diferentes em exposição, o público também poderá assistir a vídeos explicativos, para saber mais sobre cada um deles. Outra atração do museu é o Teste de IRC. Interativo, permite que os visitantes experimentem e entendam como funciona a visualização de cores por meio da luz e a variação dos tons de acordo com a fonte de iluminação. O espaço também trata do processo de reciclagem das lâmpadas e de sustentabilidade.

Em entrevista ao site de Casa e Jardim, Gilberto Pedrone conta um pouco mais sobre o assunto:
Casa e Jardim – Cite alguma evolução muito importante para a humanidade que só aconteceu porque tínhamos luz.
Gilberto Pedrone –
Existem muitas, mas acredito que a principal foi o advento da organização social. O homem começou a utilizar a luz tanto para sua vida, em casa, como também à noite criando toda uma cultura de hábitos e conceitos.
CJ – Quantos modelos de lâmpadas o museu tem? Foi difícil reunir todos eles?
GP –
O museu possui cerca de 70 modelos de lâmpadas. Foi difícil sim! Demorou cerca de dois anos para reunirmos um acervo de pesquisa.
CJ – Qual foi a maior dificuldade?
GP –
A maior dificuldade foi achar uma réplica da primeira lâmpada de Thomas Edison.
CJ – Qual é a peça mais antiga do museu?
GP –
É uma lamparina do ano de 1800.
CJ – Como ela funciona?
GP –
Com acendimento a querosene.
CJ – Na sua opinião, qual é a peça mais curiosa?
GP –
Acredito que a peça mais seja um lustre que tematiza o momento de várias lâmpadas incandescentes. O objeto é adornado por fibras óticas.
CJ – Por quê?
GP –
Porque é a junção dos tempos: passado e futuro, unidos por um único ideal, que é a iluminação.

Serviço

Museu da Lâmpada
Inauguração: 15 de março de 2012
Av. João Pedro Cardoso, 574
Aeroporto – São Paulo, SP
Ingresso: um quilo de alimento não perecível
As visitas deverão ser agendadas pelo telefone (11) 2898-9333

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ESPELINHOS DE R$1,99


Sabe aqueles espelhinhos laranja que vendem nessas lojinhas de R$1,99 e que na prática, ninguém se arriscava em usá-los? Eu mesma , só via naquelas barraquinhas de bebida em porta de festa!!! hahahaha..kkkkkkk
Não é que o danado está tomando conta da decor?! Se a palavra-chave da vez é repaginar e consequentemente gastar pouco, os espelhinhos vêm com tudo nessa moda..!!
Pintados ou na própria cor laranjinha, sozinhos ou num conjunto, como espelhos ou como quadros, a moda agora são os espelhinhos! :D





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

100 PEÇAS DE MADEIRA FORMAM BANCO ÚNICO



Nada menos (e nada mais) que uma centena de peças de madeira e um fio de metal interligando-as. Foi o que o designer holandês Chris Kabel precisou para criar o Wood Ring, banco circular que está atualmente em exposição na Galerie Kreo, em Paris. Medindo 10 metros de comprimento, 40 cm de altura e 30 cm de largura, o móvel é feito de pinho do Oregon (Oregon pine) vindo do Canadá.
Inicialmente, o autor imaginou ligar todas as peças com cola, mas houve uma mudança nos planos devido a uma circunstância inesperada. Ao pensar no projeto, o designer percebeu que, uma vez pronto, o banco não passaria pelas portas de seu estúdio. “Depois de ficar decepcionado, fiquei agradecido ao arquiteto do edifício. A solução atual é mais prática e lógica”, revela o designer.



Kabel diz que o que mais gosta nessa criação é o fato de proporcionar diversas experiências. “Gosto da forma do banco porque cria duas experiências diferentes. Se a pessoa se senta do lado de fora do círculo, ela pode ficar sozinha e anônima, ler um livro ou observar as pessoas em trânsito. Mas se o usuário fica voltado para dentro, ele se torna parte da atmosfera criada pelas pessoas que já estão lá”, conta.
“O banco também me lembra os meus tempos de escola, quando, às segundas-feiras, nos sentávamos em carteiras de madeira formando um anel e falávamos dos nossos fins de semana”, acrescenta Kabel. A obra fica exposta até o dia 2 de maio. (JENNIFER GONZALES)






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A 1º TOCHA OLÍMPICA COM DESIGN DE GRIFE


No dia 27 de julho de 2012, a chama incendiará a pira do London Olympic Stadium e, diante dos olhos do mundo, serão inaugurados os Jogos Olímpicos na capital britânica. Pela primeira vez na história, a tocha foi projetada por designers de fama internacional, os ingleses Edward Barber e Jay Osgerby. Jovem e talentosa, a dupla subiu rapidamente ao Olimpo do design e desenvolveu produtos para marcas importantes, como Vitra, Cappellini, Magis, Established & Sons, Sony, Flos e Venini.
O encontro com eles aconteceu em Londres, onde fundaram, em 1996, o Studio BarberOsgerby. “Assim que o comitê dos Jogos Olímpicos e o Design Council abriram o edital do concurso para desenhar o projeto, nós nos candidatamos”, diz Jay. E venceram. Naquele momento, teve início o grande desafio. “A chama olímpica não é apenas um ícone que deve ter apelo estético, mas também uma difícil prova de engenharia. Deve ser performática, pois precisa ser transportada por vários quilômetros sem jamais apagar, sob qualquer condição climática”, diz Edward.


Eles trabalham no projeto desde setembro passado e testaram o protótipo inclusive no túnel de vento da BMW, parceira dos Jogos Olímpicos. Lá, foram simuladas lufadas de vento superiores a 100 km/h e fortes mudanças climáticas, com temperaturas de até 20ºC negativos.
E não é só. O design da tocha olímpica é uma cabala de números. “É feita com lâminas de liga de alumínio dourada e tem 8 mil furos que deixam entrever o fogo em seu interior – uma alusão à quantidade de pessoas que a transportarão da Cornualha a Londres. Pesa 800 g, possui 80 cm de altura e terá 8 mil exemplares”, conta Edward.
Embora seja diferente de tudo o que já fizeram, o projeto tem algo em comum com outras peças da dupla, como luminárias e mesas: são pensadas como se pudessem flutuar no espaço. “O triângulo, para nós, é a geometria ideal, tem esse potencial estético. A tocha é um pouco o símbolo da nossa filosofia: é triangular e de fato se move no ar”, afirma Edward. “De agora em diante, seremos lembrados como ‘os que projetaram a tocha’. Isso é grandioso!” A peça é uma das finalistas do prêmio Designs of the Year 2012, promovido pelo Design Museum, em Londres. O resultado será divulgado no dia 24 de abril. (VALENTINA RAGGI)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SE ESSA RUA FOSSE MINHA.....




Os escritórios Maurice Brill Lighting Design e SOM, elaboraram um projeto para a  Finsbury Avenue Square, praça em Londres, uma instalação que superou todas as expectativas.
A proposta inicial era de transformar a praça, localizada num centro comercial pouco charmoso chamado Broadgate, até então um lugar árido e nada aprazível, numa área de lazer com identidade distinta.

Foi feito um grid de vidro jateado e LED RGB embutido, que também ilumina as estruturas dos bancos da praça e o grid de LEDs é controlado por computador…

Digna de notoriedade, a instalação na Finsbury Square se tornou um dos pontos de maior atração da cidade inteira!…


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PERFEITA!!!!! FITA DE LED ADESIVA 2M




A Brilia este ano chega com um monte de lançamentos sensacionais, revolucionando não só a iluminação no Brasil, mas também as linhas de produtos LED, que são oferecidas no país.

Outra característica que muda tudo é a qualidade das fitas LED comercializadas pela Brilia, isso implica não só na durabilidade e economia do produto, mas também na qualidade da luz que se obtém de cada LED.

Ou seja, a Brilia faz questão de oferecer o melhor produto que se pode encontrar, como essa fita de LED  4,8w/m adesiva com 2m cada.

De fácil colocação, a fita pode ser instalada por você mesmo, sem ter de esperar pelo eletricista. Uma mão tecnológica na roda!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DOSE DE CRIATIVIDADE












  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ROSA CHOQUE SUPER EM ALTA
















  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ARTE COM LUZ

Festival em Cingapura reúne instalações sustentáveis de arte com luz

“Key Frames”, instalação do grupo francês LAPS
“Key Frames”, instalação do grupo francês LAPS 
 
Os moradores de Cingapura podem enxergar de longe o lugar onde vai acontecer o “i Light Marina Bay“. O local já está todo iluminado com as instalações do primeiro festival sustentável de arte com luz da Ásia.
Esta é a segunda edição do festival, que começa nesta sexta-feira, dia 9, e vai até 1º de abril. Serão mais de 30 instalações artísticas de luz, inovadoras e ambientalmente sustentáveis.
O evento tem o foco principal em artistas do continente, mas também haverá obras de outras partes do mundo. Já que não dá para pegar o avião e partir para o festival em Cingapura, as fotos já dão uma boa ideia do que vai rolar por lá.
Jardim de Luz, instalação projetada no Museu de Arte e Ciência de Cingapura
Jardim de Luz, instalação projetada no Museu de Arte e Ciência de Cingapura 
 
Membro do grupo LAPS prepara a instação
Membro do grupo LAPS prepara a instação 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS