O assunto da vez é o Rock in Rio. O festival ocupará uma área de 150 mil m², na Barra da Tijuca, com uma lagoa natural na paisagem e inúmeras atrações.
Dentro da nova Cidade do Rock, uma infraestrutura completa vai oferecer conforto, segurança e muita diversão. (Fonte: www.rockinrio.com.br)
Quem assinou o projeto inovador de linhas futuristas, foi o escritório de arquitetura e design Ciclo, objetivando a mobilidade e a possibilidade deste projeto se adaptar a qualquer cidade onde seria implantado.
Segundo João Uchôa – arquiteto e diretor da Ciclo – “Uma das novidades seria a proposta de suprimir a idéia de uma tenda coberta e partir para um projeto inspirado nas festas jovens ao ar livre”. Para ele a estrutura deveria ser “eficiente, limpa, moderna, e original”.
Cidade do Rock, Dubai
Rock in Rio, Madri
“Muitas vezes em um projeto de arquitetura é permitido atender primeiro a uma concepção estética e depois definirmos os caminhos. Nestes casos, o principal é entender muito bem a função, os critérios técnicos e a demanda operacional para depois afinar com a arte” afirma João.
Vale ressaltar que o projeto também contribui no quesito sustentabilidade, visto que sua estrutura é reutilizada em outros eventos de mesmo porte, evitando assim o desperdício de materiais que seriam gastos numa estrutura “convencional” como madeira, tinta, materiais periféricos e, após o evento, é tudo transformado em entulho e vira lixo.
“A principal conquista foi a garantia da criação de uma peça original, exclusiva. A garantia de uma linguagem visual compartilhada com as demais estruturas. A possibilidade da reutilização de 100% das peças e consequentemente a redução dos custos de fabricação ou aluguel de estruturas externas. Ganhou em criatividade, qualidade e custos”.
0 comentários:
Postar um comentário