Alessandra Trota, Designer de Interiores

ESCULTURAS DE LÁPIS DE COR

De perto ou de longe, as esculturas de lápis de cor do artista colombiano Federico Uribe impressionam. Trata-se de um trabalho minucioso, que já integrou exposições individuais e coletivas em diversas galerias da Europa e dos Estados Unidos. Confira algumas obras abaixo e, também, no site oficial de Uribe. 



   Divulgação

   Divulgação




















Nascido em Bogotá, na Colômbia, em 1962, vive Federico Uribe e trabalha em Miami. Suas obras adotar um caráter híbrido, que cria resistência à classificação. Uribe é um artista conceitual recorrer à linguagem da arte pop através da utilização de objetos do cotidiano, mas com uma referência formal para a história ea tradição da arte clássica.
Uribe estudou arte na Universidade de Los Andes em Bogotá e em 1988 partiu para Nova York para estudar um mestre-de-belas-artes grau sob a supervisão de Luis Camnitzer.Era o início de uma jornada que incluiu anos de estudos e trabalho em Cuba, México, Rússia, Inglaterra e, finalmente, Miami.
Inicialmente, sua formação começou como um pintor com telas sensual e pensativo influenciado por suas reflexões sobre o sentido escuro Católica de dor, culpa e sexualidade.
Em 1996, abandonando seus pincéis e atraídos pela beleza geralmente negligenciadas de simples objetos de uso diário, ele começou a observá-los com cuidado, coletá-los, colocá-las lado a lado e combiná-los, de modo que eles se tornaram instrumentos inusitados de uma nova estética , cheio de cor, ironia e brincadeiras animadas.
Uribe cria esculturas que não são esculpidos, mas construída e tecida, em todos os tipos de maneiras diferentes, curiosos e imprevisíveis, repetitivo e quase compulsivo. Eles seguem os cânones clássicos da arte figurativa e abstrata, mas o resultado é absolutamente incomum, extravagante, de enorme eficácia e comunicabilidade. Quando observado de perto, suas obras revelam diversos tipos de interpretações, pois eles nos convidam a tocá-los, para descobrir os detalhes e ligação entre um elemento e outro.Quando vistos forma mais longe, eles oferecem volumes, formas, texturas e cores.Distância de proximidade e percepção são fatores-chave na interação entre o trabalho de Uribe e seus telespectadores.
Muito importante para Uribe, porque é uma parte vital de suas criações é o título que lhes dá e que revelam a sua ligação profunda com a língua ea literatura. "A maior parte do meu trabalho é baseado em palavras", disse Uribe, "Eu às vezes começam com um nome e olhar para os meus objetos, às vezes o objeto que me faz pensar na palavra, e explorá-lo para criar um trabalho." Uma associação feliz e às vezes desconcertante de materiais e idéias permite que Uribe de colocar o primeiro ao serviço deste, ou o inverso, levando a metamorfoses guiada por procedimentos claramente definidos conceitual, com o objetivo de ironia e provocação benevolente.
Humor, beleza e amor são essencialmente o que permanecem na memória do espectador da obra de Uribe. Para um artista que vem de um país que tem estado em guerra por quase meio século, essa conquista é uma forma de reconciliação com a vida: "Tenho a esperança", disse Uribe, "que as pessoas que se relacionam com as minhas esculturas e viver com deles, vai ver o amor que eu colocar para eles. Quero que as pessoas acham que eu faço isso com muita atenção e da finalidade da beleza. Eu dou minha vida para o meu trabalho e eu quero que as pessoas vêem. "
Federico Uribe é atualmente representada pela Now Galeria de Arte Contemporânea (www.nowcontemporaryart.com)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário