Alessandra Trota, Designer de Interiores

ESTUDO PRELIMINAR (APARTAMENTO NOVA YORK) - PROJETO RESIDENCIAL

     I.        APRESENTAÇÃO

 
 O projeto foi desenvolvido através de um apartamento com dimensões pra lá de generosas, localizado em Manhattan (Nova York) próximo ao Central Park. Na cidade que nunca dorme, a vida cultural é quase infinita, museus, peças de teatro e exposições. A arquitetura de Nova York, nos Estados Unidos, vai muito além do Empire States e da Estátua da Liberdade. Há diversas edificações que roubam a cena. Nova York é conhecida mundialmente pelos seus arranha-céus e edifícios que dividem espaços com as igrejas de estilo gótico espalhado por toda cidade concentrando a maioria delas em Manhattan. Muitos destes altos edifícios são famosos pelo mundo a fora. Os prédios imponentes traduzem o dia a dia da cidade, marcado por muito trabalho e cercado por empresas. Um dos edifícios mais conhecidos é a Torre Hearst, projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster. Entregue em 2006, ele possui 182 m de altura e está na Oitava Avenida, uma das mais movimentadas da metrópole. A fachada é composta por diversos triângulos de vidro e esqueleto metálico. O Central Park é o primeiro parque planejado nos Estados Unidos. Atualmente há um mapa disponível para os visitantes com diversas atrações relacionadas à arquitetura. Nova York também é uma cidade musical movida a jazz, hip hop, rock 'n' roll, rap, folk, gospel, lounge, techno, bossa nova, samba, salsa e calipso. Mesmo os melhores



exemplos de arquitetura na cidade o apartamento Charles e Mary não estava adaptado ás necessidades. Eles apreciam uma casa mais vazia, com espaços amplos e clean, valorizando a iluminação. Com base nisso, dava pra dizer que o casal de proprietários não tinha chegado ao processo de criação de seu apartamento dos sonhos. O amplo apartamento tinha seus pontos positivos e negativos quando se diz respeito à shafts, pilares, instalações e configuração na planta baixa que dificultam o desenvolvimento do projeto. Que tiveram que ser superadas na elaboração, através de uma convivência de ideias. O pai Charles é um empresário bem sucedido dono de um restaurante de comida japonesa. Quanto a Mãe Mary é personal training adora esporte e prática Poly Dance. Ambos apaixonados pela música adoram receber muitos amigos para desfrutar sem pressa esses bons momentos em casa. Victor é um menino de 6 meses que sempre gosta de estar perto de seus pais. Nas horas vagas praticam esportes como corrida (cooper) e alongamento. Os pontos favoráveis presentes no apartamento foram apropriados para adequar o imóvel ao estilo de vida requintado da família. Dividindo as atrações entre a vista esplendorosa e a máxima integração dos espaços. Foi criado para um jovem casal americano dinâmico e apaixonado pela vida. O projeto segue a linha contemporânea com nuances clássicas, buscando sempre uma integração entre os ambientes, a leveza na mistura de materiais e a luminosidade. Com muita praticidade e aconchego são os temas priorizando os espaços generosos, capazes de acomodar com conforto os amigos.



Revelando o estilo de vida do casal. Meu desafio aqui foi planejar um apartamento que atendesse a toda essa pluralidade valorizando a extensa coleção de CD´s e DVDs, livros e os instrumentos musicais da família. Não por acaso, os shafts e pilares foram assumidos como revestimentos. Sendo assim para se adequar, o imóvel perdeu parte da parede entre a cozinha e sala de jantar integrando os dois ambientes ficando, mas amplo e convidativo. Na suíte máster já confortável na planta original a solução foi projetar uma porta de correr integrando a suíte master ao quarto do bebê poupando espaço, destacando o ambiente e principalmente funcional. Optei por usar no banheiro que atende a suíte máster, uma banheira de hidromassagem adaptada na área do boxe proporcionando mais conforto. A fim de evitar o bolor decorrente do vapor, as paredes perto do boxe foram cobertas com pastilhas de vidro em dois tons, tornando o ambiente limpo e claro com a combinação equilibrada de elementos clássicos, como o mármore travertino. As duas cubas garantem individualidade para cada um e a banheira ampla foi adaptada junto ao boxe instigando a possibilidade de compartilhar. A Iluminação indireta e nichos para velas e essências dão ao espaço o devido clima de romance. No espaço gourmet a circulação ficou muito, mas generosa, proporcionando trânsito livre ao chef e a seus convidados. A ilha central divide o espaço em duas alas: uma social e outra funcional. De um lado, adega, copos e acessórios estimulam o marido gourmet a receber os amigos. Do outro, ele prepara a refeição, com a ajuda de sistemas ultramodernos de automação via comando de voz, que incluem identificador de temperos e tela de LCD com receitas. O mix dos diversos materiais como marmoglass, pedras, metal, madeira, pastilhas, tecidos de texturas variadas, acrílico, pergaminho, couros e os mobiliários com linhas retas favorecem o apelo ao toque e ao aconchego e convivendo harmoniosamente com os objetos pessoais. Toda a iluminação favorece a luz indireta, sempre mais aconchegante, como na luz suave dos abajures, das prateleiras das estantes e dos vasos de plantas, e a luz direcionada, como nos quadros e objetos, de forma a realçá-los. O apartamento conta com um sistema de entretenimento de alta tecnologia que reúne eletroeletrônicos de última geração, como tv de LCD da Panasonic e um sistema de projeção equipado com telão retrátil pra uma experiência próxima á do cinema na sala de TV. A área destinada ao espaço fitness (sala de ginástica), terá o teto com rebaixo de gesso, com piso cimentíciode material emborrachado, antiderrapante de fácil limpeza. Com equipamentos que garantam uma condição mínima para a realização de exercícios moderados e prática do poly dance. Paredes em espelho e com movimentos de cores.

   II.        REFERÊNCIAS PROJETUAIS



§  ESPAÇO GOURMET








Interativa e funcional liga o cozinheiro e seus convidados. Possuindo plano e volume com comprimento e largura, tem posição e direção, é limitado por linhas e define os limites extremos de um volume. A beleza do vidro se une ao charme do aço numa coifa de desenho realçado por uma leve curva, que confere à peça ainda mais requinte e modernidade. A tecnologia garante um funcionamento perfeito e silencioso. Ingredientes certos, que vão transformar o lugar mais disputado do apartamento. O Cooktop apresenta um design elegante, alta capacidade de aquecimento por indução e segurança total na utilização. Este modelo se destaca pela exclusiva potência turbo máxima, que intensifica a preparação dos seus deliciosos pratos, pela disponibilização de luzes indicativas e, ainda, pelo bloqueio de segurança.


§  W.C SUÍTE MASTER


          




             
 Acessórios para organização sobre a bancada, buscando o conceito de multifuncionalidade dos objetos. Formas lineares têm sido tradicionalmente usadas para dar apoio vertical, vencer vãos e expressar movimento através do espaço e definindo as arestas dos volumes tridimensionais. Dentro do processo de projeto propriamente dito, as linhas são usadas simplesmente como instrumentos reguladores para expressar relacionamentos e estabelecer padrões entre elementos de projeto. Criando a harmonia ao agradável arranjo das partes ou da combinação das partes em uma composição. Gerando equilíbrio a unidade através da disposição cuidadosa de elementos similares ou não.


§  ESPAÇO FITNESS






O Espaço Fitness foi adaptado para atender a necessidade do cliente com o diferencial, uma mistura de Poly Dance Fitness com muita funcionalidade, beleza, praticidade, conforto, bem estar e segurança. Formas geradas por pontos marca um lugar estável e tranquilo, capaz de organizar outros elementos ao seu redor. Além das cores que interagem uma com as outras.

§  SALA DE ESTAR





Nesta sala os quadros, as plantas e almofadas trazem toques de cor ao ambiente predominantemente neutro. A mesa de centro retangular foi colocada bolas com estampas de quadrados. Decorando geometricamente conseguimos um efeito único e exclusivo para o projeto.


§  SALA DE JANTAR



Contrastando com o estilo clean da decoração, a mesa da sala de jantar possui base de aço inox e tampo de madeira. As cadeiras têm design contemporâneo completam o conjunto. O contraste influencia a força ou a sutileza aparente. A iluminação ao redor acompanhado de um pendente confere a sensação de leveza. Marcando um ponto no espaço sendo estável e tranquilo capaz de organizar outros elementos.


§  QUARTO BEBÊ


       
A decoração do quarto bebê prevê alterações para quando a criança nascer. Quase todos os móveis do dormitório entram na proposta de crescimento controlado. Foi elaborado um ambiente tranquilo, bonito e divertido apostando em elementos simples e em cores que realmente combinem com o universo do bebê, gerando equilíbrio entre mobília e revestimento. Foi adaptada a iluminação funcional com o céu estrelado distraindo o bebê e permitindo que à mãe amamente o pequeno no meio da noite sem acender todas as luzes. Também existem lâmpadas no roupeiro e no trocador. Não é preciso atrapalhar o sono do pequeno para pegar algo nas gavetas.

  •  PLANTA DE LAYOUT
     

  •  VISTA STANT PARA CD/DVD

  •  PLANTA BAIXA ESPAÇO MÚSICA

  •  VISTA W.C SUÍTE MASTER

  •  PLANTA BAIXA W.C SUÍTE MASTER

  •  VISTA SALA DE ESTAR

  • PLANTA BAIXA SALA DE ESTAR

  • VISTA APARADOR DA SALA DE JANTAR

  •  PLANTA BAIXA SALA DE JANTAR

  •  VISTA 01 - ESPAÇO GOURMET

  •  VISTA 02: ESPAÇO GOURMET

  •  PLANTA BAIXA: ESPAÇO GOURMET

  •  PLANTA BAIXA: DEMOLIR E CONSTRUIR

  •  PLANTA BAIXA DO LAYOUT EXISTENTE

  •  CAPA PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO

  •  MOSAICO DESTACANDO O PERFIL DO CLIENTE






























  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário