Alessandra Trota, Designer de Interiores

GANHANDO ESPAÇO EM CASA

Simples mudanças no posicionamento dos móveis ou na decoração, como o uso de cores claras nas paredes e móveis, podem trazer sensação de amplitude a ambientes pequenos. Cores escuras retêm a luminosidade e tendem a dar a sensação de ambientes fechados e menores.

Foto: Divulgação
Armários multifunções e paredes móveis, como a do projeto, permitem assistir à TV tanto da sala quanto da cozinha
Espelhos bem posicionados também trazem amplitude por meio dos reflexos. É importante lembrar, no entanto, que nesse caso tudo aparece em dobro, inclusive o tamanho e os adornos do cômodo. Por isso, é indicado apelar para a tática apenas em ambientes cuja decoração esteja impecável.

Manter o mesmo revestimento no piso de toda a casa ajuda a reforçar a ideia de união dos espaços. Se for usar madeira, opte por tacos compridos e estreitos. Para maximizar o efeito, deve-se evitar a criação de barreiras na circulação, e posicione móveis e itens como geladeira, fogão, box e, se possível, pias, lado a lado ou em forma de "u". Mas, se o espaço for pequeno, é essencial economizar na quantidade de móveis e itens de decoração.


Foto: Divulgação
Portas de correr economizam espaço nos armários e até nos banheiros
Em imóveis com metragem reduzida, não se deve desprezar o espaço acima da linha do olho. Estantes e armários posicionados próximos ao teto podem ser aliados para guardar cobertores, livros e outros itens que não sejam usado com frequência.

Foto: Divulgação
Espelhos e trasparências dão grandes resultados na sensação de amplitude
A iluminação de cima para baixo amplia o ambiente. É o caso das luzes embutidas no forro de gesso ou balizadores fixados acima do rodopé.

Peças transparentes e portas de correr reduzem o número de barreiras para o olhar e ajudam a dar a sensação de espaço liberado. Cadeiras e bancos de acrílico e mesas com tampo de vidro são boas pedidas. Da mesma forma, racks e sofás baixos deixam a visão mais livre e ajudam na sensação de espaço.


Foto: Divulgação
No quarto projetado pela arquiteta Patricia Anastassiadis, a união de vários truques para ganhar espaço. A cama foi instalada sobre o armário com portas de correr e vidro
Foto: Divulgação
Na falta de gavetas, aposte em caixas organizadoras para ganhar espaço em ambientes pequenos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário