Alessandra Trota, Designer de Interiores

PROJETO PAISAGISMO


Memorial Justificativo
 
Conceito - O projeto foi confeccionado pensando no melhor aproveitamento do espaço e no conforto visual do cliente. O cliente é um casal com três filhos, sendo que, um deles não mora na casa. A família costuma receber muitos amigos para eventos e festas a beira da piscina. Através da convivência de ideias tornamos o útil ao agradável, criamos um pergolado para complementar o estilo do jardim com suporte para bougainville gerando sombras interessantes facilitando a área de convívio familiar. Ao redor da piscina foi construído um belo Deck com uso de mobiliários próprios para área molhada com a importante função como filtro, contra pequenas folhas do gramado ou de outros vegetais, trazidas normalmente pelo vento. Evitando queda das mesmas nos vãos das tábuas, impedindo assim sua desnecessária presença na superfície da água. Permitindo a presença de ar fresco sob o tabuado. Na medida em que o sol vai aquecendo o ambiente, o ar acima do deck dilata e, mais leve, sobe arrastando o ar mais fresco para cima. Tal fato permite maior frescor aos usuários, minimizando a sensação de calor causticante nos dias de sol muito forte, redundando no final, em prazer frescor e mais comodidade com água muito mais tempo limpa. Na entrada principal foi projetado uma espécie de lounge jardim ao ar livre para recepção dos amigos dos filhos. Seguindo o estilo do casal que é clássico com toque despojado em suas composições. Foi feito um quadro vivo (jardim vertical) de bromélias ao lado da churrasqueira, local onde a família se reúne para as refeições, com o objetivo de criar um espaço sustentável trazendo o verde para área de convívio, agradando a todos. Eucaliptos envernizados foram usados para substituir a cerca antiga, escolhemos a madeira para criar um ar rústico mantendo a decoração existente da casa no jardim.
Princípios Usados

Analogia – Reunião de diferentes espécies com características plásticas comuns para evidenciar suas analogias.
Repetição – Criação de amplas manchas cromáticas formadas pela multiplicação de um mesmo vegetal. Agrupando árvores por espécie, assinalando os caracteres de uma planta.
Ritmo – Ocorrência de uma floração deslocando-se de um ponto pra outro produzindo impressão de mobilidade.

Contraste – Ruptura cromática ou formação através da justaposição de superfícies, cores ou texturas opostas permitindo uma leitura à distância. Exaltamos os valores plásticos dos vegetais contrastando-os com a cor da casa, compatibilizando os vegetais e criando um sistema de irrigação adequado á cada tipo. 


Materiais Usados 

·         Madeira para o pergolado, decks da piscina e passagens;
·         Pedrinhas brancas para forração do Estar;
·         Mobiliários em fibras;



 

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário