Alessandra Trota, Designer de Interiores

EXPERIMENTO X - CASA DAS ILUSÕES


Bem-vindos à Casa das ilusões!

Uma viagem sobre a percepção visual, mostrando a você que nem tudo o que se vê é real.



















Experimento X – Roteiro

X1 – Este é um exemplo de percepção de movimento em estímulo físico claramente estático. Há duas interpretações: a interpretação clássica é de que a percepção de movimento é decorrente de pós-imagens momentâneas. Outros acreditam que a região cortical do cérebro especializada no processamento de movimento é diretamente estimulada por essas imagens, e faz com que achemos que estão em movimento.



X2 – Quando olhamos para uma imagem desfocada os nossos olhos tentam focar ao máximo. Neste caso o que acontece é que o fundo não é desfocado e isso faz com que o os nossos olhos embaralhem totalmente a imagem e dêem a impressão de zoom ao aproximar-se ou até mesmo de pulsação.



X3 – Ilusão de movimento
Esta ilusão de movimento ocorre porque a imagem foi construída para tal. A organização sistemática dos círculos e elipses foi feita com a intenção de gerar a imagem de três cilindros imaginários, e as bordas bipartidas em preto e branco foram localizadas de forma a acentuar a curva dos cilindros imaginários, que colaboram para a percepção de movimento. Curiosidade: esta imagem e outras do gênero são muito utilizadas em projetos de arquitetura, para a acentuação de volumes, e em mapas geográficos, para a criação de vales e montanhas.


X4 – Experimentalmente, demonstra-se que os olhos também se movem quando se fixa insistentemente um objeto. Esta a razão por que determinadas disposições de linhas sugerem movimento. Os efeitos de movimentos surgem porque as persistências de imagem concorrem com as reproduções, perante as quais, e devido aos movimentos involuntários dos olhos, aquelas são um pouco proteladas.



X5 – Olhe fixamente para a cruz preta no centro por aproximadamente 20s observando indiretamente (apenas com a visão periférica) os pontos ao redor.
Lilac chaser é uma ilusão visual também conhecida como a ilusão Pac Man. Um dos discos acima desaparece brevemente (por aproximadamente 0,1s) e então o seguinte (aproximadamente 0,125s mais tarde) e o seguinte, etc. Quando você ficou encarando a cruz primeiro deve ter visto uma falha surgindo entre os círculos com um círculo verde correndo ao redor e então todos os pontos desaparecem e apenas o disco verde circula no fundo cinza por alguns instantes até tudo recomeçar. Ao observar o x o córtex visual compara uma imagem que você está vendo com outra permitindo que você veja o movimento. Com isso o ponto ausente deixa uma imagem residual, a medida que essa imagem muda de posição seu cérebro vê um padrão e decide que ele está em movimento, juntando os quadros para ver um ponto verde em movimento.









  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário